sexta-feira, 23 de março de 2018

CERTIFICAÇÂO DE QUALIDADE DO CAFÉ: PROGRAMA DE QUALIDADE DO CAFÉ - PQC


O Programa de Qualidade do Café, criado em 2004, certifica a qualidade do produto final por meio de uma metodologia de análise sensorial, e classifica e diferencia os cafés em 4 categorias:  Extra Forte, Tradicional, Superior e Gourmet. Além de certificar o produto, a empresa é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, para garantir consistência.


HISTÓRICO

Em 2004, a ABIC enfrentou seu segundo desafio, o lançamento do Programa de Qualidade do Café - PQC, um passo decisivo para reorientar o setor e, consequentemente, mudar a percepção do consumidor fazendo com que este abandone a crença de que os cafés são todos iguais.  A intenção do Programa em aumentar ainda mais a qualidade do café oferecido se baseou numa  estratégia  simples e objetiva: consumidor satisfeito consome mais. 

Fundamentado na premissa de que a qualidade é a forma principal do consumo de café e que a adesão ao programa significa um comprometimento da indústria  com a adoção de padrões de qualidade da matéria-prima, manutenção de sabor ao longo do tempo, além de boas práticas de fabricação, o PQC serviu como ferramenta de aperfeiçoamento para as torrefações, não apenas para produzir um produto melhor, mas, também, assegurar consistência da qualidade do café e do processo industrial, garantindo repetibilidade do padrão de qualidade em todos os lotes produzidos. 

O PQC é o único programa de certificação do produto final e que garante qualidade tanto do processo quanto do produto. Consolida-se como elo de confiança entre a indústria e os consumidores e pretende avançar sobre as questões básicas para uma verdadeira oferta de produtos melhores. 
Diferenciar e certificar o café por categorias de qualidade permite que o consumidor identifique e escolha o sabor que mais lhe agrada.
Como todo programa que incorpora novos conceitos e atitudes, além de exigir a adequação da própria indústria, o PQC iniciou lentamente e ganhou corpo com a maior adesão das indústrias e maior parceria do varejo. Hoje, diversos supermercados já expõem as marcas por categorias de produtos e muitos consumidores escolhem seus cafés através da experimentação comparativa.


CATEGORIAS DE QUALIDADE

Qualidade Global da Bebida é a percepção conjunta dos aromas da bebida e de seu grau de intensidade, sendo que quanto mais aromático, melhor a qualidade do café; dos sabores característicos de cada bebida do café; de um amargor típico, mas não o resultante de torra excessiva; da presença não preponderante do gosto de grãos defeituosos; da inexistência do gosto característico de grãos fermentados, tudo se traduzindo numa sensação agradável durante e após a degustação.

A avaliação da qualidade da bebida café é feita por provadores treinados em laboratórios credenciados por meio de análise sensorial e  leva em conta aroma, acidez, corpo, adstringência , fragrância do pó e amargor, entre outras características. A categoria de qualidade do café é determinada conforme a nota de Qualidade Global (QG) obtida pelo produto numa escala de 0 a 10. Esta classificação, que é única no mundo, auxilia o consumidor a decidir qual a qualidade do café que deseja ao adquirir.




Escala Sensorial do café torrado e moído desenvolvida em 2003 pela ABIC


A ABIC considera as seguintes  categorias de qualidade do café e o que as determina é a faixa de nota de Qualidade Global obtida pelo produto, numa escala de 0 a 10:


Cafés Tradicionais ou Extraforte


Café para o consumo do dia-a-dia,   com custo menor. São comparáveis aos vinhos de mesa, que tem qualidade aceitável com o preço acessível, para o consumo diário. São constituídos de cafés arábica, robusta/conilon ou blendados. Nota de  QG  >= 4,5 e < 5,9.


Cafés Superiores


Café de qualidade boa e sabor mais acentuado. São comparáveis aos vinhos superiores, que estão na escala intermediaria de qualidade, melhores que os Tradicionais e/ou Extra fortes e com valor agregado. São constituídos de cafés arábica, ou blendados com robusta/conilon. Nota de  QG  >= 6,0 e 7,2


Cafés Gourmets


Café excelente, exclusivo e de alta qualidade, com sabor e aroma mais suaves  por causa da seleção dos grãos e de torra controlada. Também é possível perceber notas frutais, achocolatadas, e de nozes. São comparáveis aos vinhos mais finos, os grand cru, mais raros e exclusivos, finos e de alta qualidade. Nota de QG>= 7,3 até 10



Fonte:
http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=68
Fonte das Figuras:
http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=68


Nenhum comentário:

Postar um comentário