Especialmente no contexto de crise em que vivemos, preço se tornou uma variável essencial para o sucesso da missão “como administrar uma cafeteria“. Mesmo assim, não adianta somente colocar preços lá embaixo, a torto e a direito. É preciso pesquisar antes de fazer isso. E a principal fonte dessa pesquisa é a concorrência.
Não há como administrar uma cafeteria e formar seus preços sem percorrer as imediações em busca de possíveis concorrentes – não apenas outras cafeterias, mas docerias, lanchonetes e similares. A média de preços desses concorrentes ditará o padrão a ser seguido. Você não deve exceder demais a média da região, mas se vender muito barato, também estará perdendo dinheiro à toa.
Outro aspecto importante dos preços é o lucro que eles devem proporcionar a você. Exceto no caso de produtos para os quais você queira promover alguma campanha de marketing, ou tenha benefícios especiais junto ao fornecedor, todo e qualquer item em tese deve dar lucro, mesmo de forma individual.
A formação de preços é uma arte – no preço de toda mercadoria, deve estar uma proporção de impostos e custos fixos que você pagará, o preço de compra do produto junto ao fornecedor e sua margem de lucro. Claro, alguns aspectos da equação podem variar, mas idealmente você estará sempre próximo de atingir o lucro com qualquer produto.
Deve-se ter cuidado especial em promoções – cálculos de preço de venda mal feitos podem levar suas promoções a custar dinheiro, ao invés de gerar lucros. Não há como administrar uma cafeteria achando que você fatura bem e está ganhando rios de dinheiro quando, na verdade, no papel o produto não dá lucro. Fique ligado!
Fonte: http://www.ecomanda.com.br/blog/como-administrar-uma-cafeteria
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