segunda-feira, 6 de novembro de 2017

COMO ADMINISTRAR UMA CAFETERIA - (I) FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES

Talvez um dos comércios mais “simples” na área de alimentos sejam as cafeterias, mas, ainda que sejam menos complexas do que bares ou restaurantes, não há como administrar uma cafeteria sem cometer alguns erros de gestão – acredite, isso é comum e perdoável.


Embora uma cafeteria tenha seus cafés como “carro-chefe”, não raramente, o grosso do lucro desses estabelecimentos vem de centenas de outros itens que são consumidos por clientes que chegam e saem para tomar um simples cafezinho.





O mercado para cafeterias está sempre aquecido. Por ser um lugar de passagem, onde as pessoas não gastam muito, porém o giro de clientes é alto, uma cafeteria pode ser sempre uma opção de estabelecimento ou negócio para quem está na dúvida, ou mesmo para quem não possui grande experiência no segmento de alimentos e bebidas.

Geralmente cafeterias operam com poucos funcionários. Como ocupam lugares pequenos e servem grande parte de seus clientes em balcão, não precisam de muitos garçons. Aliás, na maioria dos casos, apenas um deles por turno, quando o espaço é ainda menor, dá conta do recado.
Contudo, se é possível dispensar garçons, atrás do balcão o ritmo é frenético. É preciso, pelo menos, alguém atendendo e limpando o balcão, uma pessoa operando máquinas de café e preparando bebidas e alguém no caixa. Se você serve lanches e alimentos quentes também, melhor contar com alguém para manuseá-los, além do pessoal da cozinha.

Em cafés mais populares, não há grande necessidade de especialização por parte dos funcionários – um bom treinamento resolve. Contudo, em cafés mais tradicionais ou em bairros mais requintados, a complexidade dos cafés e nível de exigência da clientela pode tornar recomendável a contratação de colaboradores com especialidades, se possível até cursos em instituições como o SENAC, em áreas como:
Barista
Preparo de lanches
Garçom

Entretanto, ainda assim, algum treinamento é sempre necessário. Se você quer que seus funcionários atendam o cliente e cuidem do estabelecimento da mesma forma que você faria, é preciso dizer a eles como fazê-lo. Não há como administrar uma cafeteria sem passar essa mensagem.

Em relação ao método de contratação, não há muito como fugir do regime de CLT. Mantenha sempre a documentação em dia, com impostos e previdência sempre pagos. Em caso de demissão ou saída, proceda conforme orientações do contador e não deixe de manter tudo certinho – a rotatividade no segmento de bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias é alta, e funcionários com irregularidades em seus pagamentos e direitos certamente irão acioná-lo judicialmente.


Fonte: http://www.ecomanda.com.br/blog/como-administrar-uma-cafeteriaia
Fonte da Figura: Fonte: http://www.ecomanda.com.br/blog/qualidade-no-atendimento-ao-cliente-de-cafeterias

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