A CHEGADA DO CAFÉ NA EUROPA
O café só foi conquistar de vez os europeus a partir de 1615. Era trazido por comerciantes italianos que trazia o café dos países árabes. O hábito de tomar o café foi associado à encontros sociais e também à música, principalmente em Veneza, onde as Botteghe Del Caffè começaram a surgir em grande número.
Em 1687, após terem tentado conquistar Viena sem sucesso, os turcos deixaram para trás uma grande quantidade de sacas de café, que acabaram sendo vistas como prêmio pela vitória Austríaca. Foi aí que surgiu em Viena a primeira coffee house da cidade e o hábito de coar a bebida e misturar leite para deixá-la menos amarga – o famoso café vienense.
A ITÁLIA E O CAFÉ
A Itália de hoje não tem mais a tradição do cultivo do café, o que não quer dizer que a paixão dos italianos pela bebida tenha acabado, muito pelo contrário.
Os italianos não tem nenhum problema em dizer que não são os descobridores do café ou do modo de preparo, mas se orgulham em dizer que foram eles que aperfeiçoaram o processo do preparo do café até chegar a excelência. Uma história bem parecida com a do macarrão, que veio da China …
O café na Itália é tradição. A carta de café é bem extensa, com muitas opções além das básicas que nós já conhecemos, e para qualquer brasileiro desavisado que chegar no país e pedir: “Un espresso, perfavore.”, o susto pode ser bem grande e você pode não receber o café que estava pensando que pediu.
Se a ideia for tomar um café expresso, daqueles que enchem uma xicrinha aqui no Brasil, peça um duplo. Já explico. O espresso italiano não é como o nosso, ele é como se fosse um shot de café. É servido em menor quantidade (quase meia xicrinha), de uma bebida bem concentrada, de cor bem escura e mais adocicada. Segundo os próprios italianos, o espresso italiano extrai apenas as características principais do café. Taí a excelência de que tanto se orgulham.
A surpresa também acontece na hora de saborear o tradicional cappuccino italiano, que não tem chocolate como muitos que vemos por aqui. Viu como as lendas em torno do café são muitas? Então vou contar mais uma, a origem do Cappuccino.
Conta a história, que monges franciscanos, da ordem Capuchina, resistiram a invasões islâmicas por muito tempo, e quando os invasores foram embora, deixaram milhares de sacas de café para trás. Mas o paladar não agradou muito os europeus, que para não desperdiçar os grãos, adicionaram leite e um pouco de mel. O nome, também segundo a lenda, remete ao capuz que esses monges usavam. E foi aí que surgiu o mundialmente famoso cappuccino italiano, que hoje é oferecido com várias alterações como acréscimo de chocolate ou chantilly.
Fonte:
http://www.pesquisaitaliana.com.br/italia-e-o-cafe/
Nenhum comentário:
Postar um comentário