Cafeterias geralmente são abertas em pontos pequenos, imóveis de menor tamanho ou até mesmo quiosques. Mesmo querendo, é impossível manter grandes estoques de produtos. Mas não reclame: isso é um aspecto positivo… e iremos explicar porque.
O acúmulo de estoques que demoram para girar é a ruína para muitos estabelecimentos. No caso de uma cafeteria, a própria ausência de espaço acaba sendo um ponto positivo, pois obriga proprietários a pensarem melhor sobre suas compras e sobre o gerenciamento de estoque.
As compras semanais ou diárias, de itens frescos e alimentos que não possam ser armazenados por longos períodos, como vegetais para lanches, frutas para sucos e outros.
Compras semanais ou quinzenais, de mercadorias que podem ser estocadas, porém possuem grande giro e saída e têm de ser renovadas com frequência, como é o caso do próprio café, do leite, de alimentos e bebidas congeladas e outros, além de suprimentos como guardanapos e afins.
Alimentos não deterioráveis e produtos de saída esporádica, juntamente com itens que somente exigem renovação periódica, como copos, pratos e similares.
Dividindo suas compras nesses grupos, você jamais verá seus estoques estragarem – as compras de alimentos frescos são semanais ou até diárias – ou mesmo empilhará sua cafeteria com itens que dificilmente saem. Além disso, essa organização força alimentos de saída esporádica para compra junto com itens de renovação – em outras palavras, você somente repõe estoques quando o existente já tiver sido usado.
Um bom portfólio de fornecedores é outro segredo em uma cafeteria. Muitas vezes, você pode conseguir acordos com fabricantes de café, de alimentos preparados ou bebidas para manter exclusividade. Desde que o acordo seja financeiramente vantajoso, não há nenhum problema.
Contudo, se você não fechou contratos e acordos desse formato, é melhor variar fornecedores e possuir pelo menos 2 ou 3 deles para cada item que você precise comprar. Assim você tem garantia de conseguir um bom preço e, caso um dos fornecedores apresente problemas, não tem de sair correndo atrás de um novo.
A missão “como administrar uma cafeteria” certamente será mais fácil se você tomar essas medidas.
Fonte: http://www.ecomanda.com.br/blog/como-administrar-uma-cafeteria
Fonte da Figura: http://dicaveggie.com/brazuca-coffee/
Fonte da Figura: http://dicaveggie.com/brazuca-coffee/
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