quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

3 ÓTIMOS BARES PARA TOMAR UM CAFÉ OU CAPPUCCINO EM ROMA (ITÁLIA)


Texto extraído de: https://www.romapravoce.com/tomar-cafe-em-roma/
Fonte Imagem: https://www.romapravoce.com/tomar-cafe-em-roma/

Podemos dizer que tomar um café em Roma é um dos rituais diários da vida daqueles que vivem na capital.

Apesar de não nascer nenhuma plantinha de café na Itália, os italianos se gabam por fazer o melhor café do mundo.

A grande "revolução cafeeira" deu-se em 1901, quando o engenheiro milanês Luigi Bezerra criou a máquina para fazer o café espresso, deixando para trás outros métodos de preparo da bebida.

O bom café italiano geralmente é feito com grãos de café brasileiro, mas, também, café colombiano e café africano, por exemplo. Ele é comprado ainda verde (daí o termo "oro verde" [ouro verde], como muitos o chamam), e na Itália fazem uma torrefação perfeita.


Bar Sant'Eustachio: um dos mais famosos e tradicionais

Site: https://caffesanteustachio.com/

Não faltam opções, mas se você quiser tomar um café em Roma, aconselho conhecer um dos mais famosos bares da cidade. Famoso não por ser chique, ou estar na moda, mas simplesmente porque são os "Reis do Café". O Sant'Eustachio fica bem perto do Pantheon, portanto, perto também da Praça Navona.

O Sant'Eustachio é uma pequena boutique de café: praticamente a vida do bar gira quase que exclusivamente ao redor da bebida.

A gente encontra uma ou outra coisinha para beliscar, no verão colocam 5 ou 6 mesinhas na calçada, e às vezes o local fica cheio de turistas e de locais, fazendo com que a gente tenha que esperar alguns minutos só para conseguir chegar até o balcão.

O café dafault do Sant'Eustachio já vem adoçado. Fazem tanto cafés por hora, que para eles é mais fácil já adoçar. E não adoçam simplesmente com açúcar, mas com um creminho de café açucarado. Ou seja, é até redundante: café adoçado com creminho de café! Isto nos permite raspar o fundo da taça com uma colher.

Quem não gosta ou não comer açúcar deve pedir o seu "senza zucchero, per favore!". O meu preferido é o Gran Caffè: um cafezão em uma xícara grande. Também adoro os chicchi di caffè ricoperti con il cioccolato. Praticamente são grãos de café tostados, cobertos com chocolate. São deliciosos!


Café no Bar Tazza D'Oro, a poucos metros do Pantheon

Como vocês podem ver pelas fotos, o Tazza D'Oro não é um bar moderninho, com decoração arrojada. Aqui o cliente não se distrai com a beleza do bar, mas vai direto ao assunto: o café.

Na foto a gente pode ler a legenda em espanhol, afirmando que o tazza D'Oro faz o melhor café do mundo. Estratégia de marketing ou não, o entra e sai de clientes é contínuo, sendo que às vezes é até difícil conseguir um lugar no balcão.

No balcão vemos uma velha máquina de café. Ali atrás ficam os baristas que preparam de tudo, porque os italianos não se contentam em pedir um café, mas querem inúmeras variações: quente, frio, morno, pingado, espresso, espressíssimo, etc.


O moderníssimo bar Espressamente Illy

Espressamente faz um jogo com a palavra Espresso (Café Espresso). Illy é uma conhecida e tradicional marca de café italiano. Há alguns começaram a abrir as próprias "butiques" do café.

Impera sempre a cor branca. Todos os bares sempre muito bonitos, modernos e bem decorados. E se consome somente café da marca Illy.

Com o Bar Illy dá para fechar com chave de ouro o "Tour do Café", porque o bar está bem pertinho do Sant'Eustachio e do Tazza D'Oro, e em uma área estrategicamente muito turística, mas que ao mesmo tempo reúne muita coisa boa, tanto para os turistas "foodies", quanto para quem quer fazer compras em Roma e visitar monumentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário