O café é um patrimônio brasileiro tão
tradicional quanto o samba ou o futebol. Segundo a Associação Brasileira de
Indústria de Café (ABIC), no país, 95% da população consome o produto, tanto em
casa quanto em cafeterias e lanchonetes. Por isso, o SIS/Sebrae elaborou um
relatório de inteligência com o objetivo de compreender o mercado de cafés e
cafeterias. Entre outros tópicos, o estudo aborda temas como panorama de consumo,
perfil do consumidor, franquias e o mercado de cafés premium e gourmet.
De acordo com a Organização
Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial da
bebida, logo atrás dos Estados Unidos, que possui 14% da demanda mundial. Nosso
país representa 13% dessa demanda, com 21 milhões de sacas ao ano. Entre 2017 e
2018 houve um crescimento de 4,8% no consumo, comparado com período anterior. A
projeção é que haja um crescimento de 3,5% ao ano até 2021.
O produto brasileiro tem ótima fama
internacionalmente. O mercado externo é de extrema importância para o Brasil: o
país é o maior exportador de café do mundo. Na categoria “Café não
torrado, não descafeinado”, nossos maiores compradores são a Alemanha (17,71%),
Estados Unidos (17,57%) e Itália (10,06%). Já na categoria “Café torrado, não
descafeinado”, os maiores mercados são Estados Unidos (31,47%), Argentina
(14,16%) e Japão (12,90%).
MERCADO DE CAFÉS ESPECIAIS
Segundo estudo feito pela consultoria
Euromonitor, o mercado brasileiro de café premium tem crescido de forma
acelerada. Apesar disso, a maior parte do consumo doméstico ainda é de café
tradicional.
As características que diferenciam o
produto premium são: sofisticação na produção, seleção qualificada dos grãos,
origem do grão, produção com certificado de qualidade e maior proximidade com
cafeicultores. Além disso, o café premium apresenta diferenciais em termos de
fragrância, sabor, acidez, corpo e no conceito final do produto.
No Brasil, o consumo anual de café
premium gira em torno de 70 mil toneladas, o que representa de 5% a 10% do
consumo total no setor. Esse consumo cresce 15% ao ano, enquanto o de café
tradicional aumenta 3,5% ao ano.
PERFIL DO PÚBLICO CONSUMIDOR
A tendência no crescimento do mercado
de café premium se explica pelo aumento do número de consumidores que optam por
produtos de maior qualidade. Esse público tem interesse em novos métodos de
preparo, além de se preocupar com a origem do produto e a sustentabilidade na
hora da produção. Eles são divididos em dois grupos:
– Coffee lovers – aqueles que vão às
cafeterias e procuram um bom ambiente, com conceito por trás da entrega final
do produto, e onde ocorrem trocas de experiências.
– Aqueles que consomem cafés
especiais, porém compram através o varejo, seja em grandes redes de mercado,
seja pela internet.
Dos consumidores de café premium, 20%
pertencem à classe A, 50% à classe B e 30% à classe C. A maior parte desse
público está situado na região sudeste (45%), seguida pelo nordeste (22%) e sul
(17%). A maior parte dos consumidores está na faixa etária acima de 40 anos
(40%). O restante tem entre 18 e 30 anos (35%) e entre 31 e 40 anos (25%).
Quanto ao gênero, 50% é formado por
homens e 50% por mulheres.
CENÁRIO DE CAFETERIAS E FRANQUIAS
O estudo do Euromonitor aponta também
que existem 3,5 mil cafeterias no Brasil (porém esse número sobe para 13 mil se
forem contabilizados bares, lanchonetes e padarias). Esses estabelecimentos são
ambientes diferenciados, que oferecem produtos variados em conjunto com outras
opções de alimentação.
As cafeterias se dividem em:
especializadas, não especializadas, premium, franquias de cafeterias, cafeteria
brewery, cafeteria estilo série de TV e cafeterias veganas e sustentáveis. No
Brasil, 66% das cafeterias são estabelecimentos independentes. Os outros 34%
são franquias.
De acordo com a Associação Brasileira
de Franchising (ABF), o mercado de franquias de cafés apresentou crescimento
entre 2013 e 2016. Os pontos de vendas saltaram de 782 para 862
estabelecimentos no período. No Brasil existem 40 marcas franqueadas, sendo uma
opção de investimento àqueles que pretendem ampliar a sua rede de forma mais
rápida.
Texto extraído de:
https://blog.sebrae-sc.com.br/cafe-cafeterias/
Fonte Figura:
https://blog.sebrae-sc.com.br/cafe-cafeterias/
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