Você só acorda depois de uma boa xícara de café?
Saiba que não é
só você, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Cada período da história do
consumo do café é chamado de “onda” (do inglês wave).
Existem 3 ondas
que descrevem esses períodos: primeira onda, segunda onda e terceira onda.
PRIMEIRA ONDA
A primeira
onda, dos anos 30 aos 60, foi caracterizada pela produção em massa devido à
explosão de consumo de café, principalmente, após a Segunda Guerra Mundial.
O ponto
importante dessa onde foi fazer do café um item básico nos lares e nas
prateleiras.
O café era
necessário (pelo efeito da cafeína)
e não apreciado, e o preço baixo era a principal preocupação.
As principais
empresas dessa época: Nescafé, Folgers, Mr. Coffee, Maxwell House.
Campanha
publicitária de meados de 1950 dos Estados Unidos, quando surgiu o termo
“coffee-break”
SEGUNDA ONDA
A segunda
onda, dos anos 60 aos 90, foi quando o café especial entrou em cena e grandes
redes de cafeterias, como a Starbucks.
A Starbucks
entendeu que o mercado consumidor gostaria de uma experiência diferente com o
café, mais social e com cafés de maior qualidade, porém padronizado por uma
torra mais escura. Assim, as cafeterias passaram a ser um local de encontro.
É nessa onda
que o uso de máquinas de expresso expandiu bastante e as cafeterias começaram a
criar bebidas diferentes com base no café, como frappuccinos e outras
invenções.
As principais
empresas dessa época: Starbucks, Peet’s Coffee & Tea.
TERCEIRA ONDA
A terceira
onda, dos anos 90 até os dias de hoje, é o período onde o café especial passou
a ser degustado por seus aromas e sabores.
"Assim como o
vinho, o café também tem o seu terroir"
Nessa onda
surgiram as primeiras pequenas cafeterias especializadas, que valorizam a
qualidade mais do que a quantidade.
Na terceira
onda passam a ser valorizados:
- Rastreabilidade
do café até a fazenda produtora;
- Sabores e
aromas de cada café, ressaltados por torra mais branda e métodos de preparo não
automatizados, como o café filtrado, que ressalta essas características;
- Cafés de origem
única, sem misturas, para sentir todo sabor do local onde é produzido;
- Cafés com
certificações de sustentabilidade e comércio justo, valorizando o produtor de
café;
- Profissionais
do café como provadores e baristas;
- Novos métodos e
utensílios para o preparo do café em casa e nas cafeterias especializadas,
como Hario V60, Chemex, Aeropress, entre outros.
As principais
empresas e associações dessa época: Specialty Coffee Association (SCA),
Intelligentsia, Counter Culture, Stumptown, Blue Bottle.
Texto extraído de: https://www.graogourmet.com/blog/voce-conhece-as-ondas-do-cafe/
Fonte Figuras: https://www.graogourmet.com/blog/voce-conhece-as-ondas-do-cafe/
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