O café é apreciado no mundo afora. Seu aroma, textura e sabor são marcantes e versáteis. Já apresentamos aqui diversas maneiras de usar a criatividade para agregar o grão a diversas receitas. Mas hoje vamos falar sobre um acompanhamento, que conquistou as cafeterias e se harmoniza muito bem com o sabor da bebida: o chantilly!
Descoberto pelo chef francês François Vatel (1631-1671), que percebeu que o leite da região onde morava era mais gorduroso e adequado para ser batido, o creme de chantilly – que recebeu o mesmo nome da cidade francesa – é uma invenção culinária muito usada na confeitaria.
A pasta vaporosa e densa, feita a partir de leite e açúcar, se tornou um grande coringa na cozinha. Doces e bolos ganham mais sabor com a adição do chantilly. E a apresentação das sobremesas fica muito mais bonita com a presença do creme, muito utilizado na decoração.
Ao ser descoberto pelas cafeterias, o chantilly passou a acompanhar o café em suas mais diversas versões.
Quem prefere uma versão mais light, pode substituir o açúcar do chantilly por eritritol ou xilitol. O “chantilly fit” é uma ótima opção para os adeptos de dietas especiais, como a low carb, cetogênica e paleolítica, porque é uma deliciosa fonte de gordura e proteína!
Chantilly fit
Ingredientes:
300 gramas de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de adoçante xilitol
Modo de preparo:
Bata o creme de leite fresco bem gelado com uma colher de adoçante na batedeira ou mixer até firmarem em ponto de chantilly. Cuidado para não passar do ponto para que o conteúdo não vire uma manteiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário