Blue Bottle Coffee
Em 2002, James Freeman, de
Humboldt County, California, desistiu de ser um clarinetista profissional e
começou a perseguir sua outra paixão, torra de café.
Freeman começou em um galpão de
183 metros quadrados em Oakland, Califórnia, e nomeou seu negócio recém-nascido
de Blue Bottle Coffee. Quinze anos depois, a
Blue Bottle cresceu para além de uma empresa de uma só pessoa para uma das
fornecedoras de cafés especiais mais conhecidas do mundo e uma das precursoras
da chamada Terceira Onda do Café.
Mas seu negócio agora
possui um novo e enorme sócio. A gigante suíça do setor de alimentação acaba de
anunciar a compra majoritária de 68% da empresa de Freeman, por U$ 425 milhões.
É um dos sinais mais evidentes de que a terceira Onda do Café se tornou um
modelo de negócio promissor e com grandes perspectivas de crescimento.
A Terceira Onda do Café
O termo surgiu em meados
do ano 2000, mas teve sua popularização nos últimos anos. É um movimento forte
nos Estados Unidos e Europa e que aos poucos ganha força por aqui.
Alinhada à exigência
crescente dos consumidores por qualidade, o movimento valoriza o café como
um produto artesanal em vez de uma mercadoria ou commodity. A
busca pela qualidade envolve todas as fases de produção, desde o cultivo,
passando pela colheita, processamento, torras frescas e principalmente, uma
forte relação com os produtores, através de um comércio justo e sem pressões
por preços baixos, prática comum da grande indústria.
Mercado em rápido crescimento
Este novo nicho de mercado
vêm apresentando rápido crescimento, nos EUA ele representa de 15% a 20% do
café consumido no país, de acordo com a Specialty Coffee Association, SCA.
Talvez mais importante que o rápido crescimento do setor, seja o maior valor
agregado, o que potencializa as margens de lucro.
Isto despertou o interesse
das grandes empresas. A Starbucks, por exemplo, iniciou seu movimento de
Terceira Onda através da marca Reserve, com cafés especiais, torras artesanais
e lojas com o conceito Slow Food, um dos pilares da Terceira Onda. A Holding
JAB, um conglomerado europeu de propriedade familiar, vem montando um império
da Terceira Onda com algumas aquisições importantes, entre elas, as
marcas Jacob Douwe Egberts, Peet’s Coffee & Tea e Stumptown Coffee Roasters.
A participação majoritária na Blue Bottle ajudará a Nestlé a expandir seu
mercado existente, construído através das já consolidadas marcas Nescafé e
Nespresso, para um novo e promissor segmento, baseado em consumidores altamente
especializados e exigentes. O investimento também pretende reforçar a presença
do conglomerado suíço na América do Norte.
Para Blue Bottle, o negócio não apenas agregará novos produtos, ter a Nestlé
como proprietário majoritário também a ajudará a reforçar seus planos de
expansão, que preveem a abertura de novos mercados na América do Norte e na
Ásia, tanto para café torrado quanto para Cold Brew, bebida gelada feita com
café, uma das tendências da Terceira Onda.
Embora a Blue Bottle seja um dos players mais importantes da
Terceira Onda, ela se distinguiu de seus rivais de maneiras significativas. Ela
desprezou as lojas de alto luxo, abdicou das competições de baristas e das
longas viagens de Coffee Hunting para encontrar as pequenas e perfeitas
fazendas de café, enfatizando a estética e a experiência de uma xícara bem preparada.
A estratégia é um reflexo do
fundador da empresa, um músico de fala suave e de formação clássica que começou
a torrar café como passatempo, enquanto viaja em turnê com sua orquestra.
Já para a Nestlé, aumentar
as vendas de café, particularmente na América do Norte, tem sido uma prioridade
nos últimos três anos, um esforço que começou com um grande impulso alcançado
pela marca Nespresso.
Fonte Imagem: https://buenavistacafe.com.br/blog/2017/10/04/a-gigante-nestle-se-rende-a-terceira-onda-do-cafe/
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