Existem várias formas de contar a história de uma cidade: através de seus moradores, sua arquitetura e seus documentos. Para mim a melhor forma de contar história e mostrar suas tradições são através daqueles lugares que vivem tempo o suficiente para contar. Pois é assim o Café Nice. Inaugurado em 1939, está aí até hoje contando a história de Belo Horizonte através das pessoas que passam por lá diariamente há 74 anos. Começo esse post com a foto do dia da sua inauguração que consegui com o proprietário. Sim, posso dizer que o lugar quase cheira a história e tradição.
Durante todos esses anos, a decoração foi mudando, mas não o seu charme. É assim, um lugar pequeno na Av. Afonso Pena, uma das mais, se não a mais, importante avenida de Belo Horizonte. O Café Nice, fundado pelo Sr. Afonso Caldeira e hoje comandado pelos seus dois filhos, Renato e Tadeu, é um lugar obrigatório para se conhecer aqui em BH.
Hoje sem mesa, nem banco, o Café Nice serve para aqueles, que na vida corrida do centro, param alguns minutos para tomar um bom café e comer algo rápido antes de continuar sua rotina.
Não é somente por existir há tanto tempo que o Café Nice é tão importante para Belo Horizonte. O lugar foi palco de encontro de muitas personalidades mineiras famosas, como Juscelino Kubitschek. As fotos espalhadas pelas paredes de azulejos não deixam mentir.
Toda a parede é repleta de quadros e fotos para a relembrar a todas as pessoas como aquele lugar ali é importante.
Cheguei e fiquei observando um pouco as pessoas, que são de todo tipo. Gente que passa ali correndo, toma um café rápido e vai embora. Outras que claramente passam ali todos os dias, cumprimentam o dono pelo nome, fazem algum comentário sobre futebol, pegam sua ficha e comem e bebem algo sem tanta pressa.
E foi nele que comecei minha experiência, um chá preto gelado, delicioso e refrescante.
O cardápio é bem variado, tem desde salgados e bolos a omeletes e sanduíches. Como a fome no dia estava moderada, comecei com um pão de queijo e uma empada de frango.
Então, eis que estou ali olhando o cardápio na parede e me surpreendo com algo escrito logo no final de tudo. Duas palavrinhas que, quando li, fizeram meus olhos quase encher de lágrimas: ovo quente! E não é qualquer ovo quente. Para minha surpresa, é um ovo quente no copo! Ele está no cardápio desde o dia da inauguração. É tipo uma dose de amor.
Outra receita original que está desde o início é o creme de maisena com ameixa. Geladinho, cremoso e delicioso!
Não poderia deixar de fechar esse lanche incrível com o famoso café de coador, sem dúvida é o item mais famoso e consumido ali. Ele é digno de tudo isso e com muito louvor!
Longa vida ao Café Nice!
Café Nice
Av. Afonso Pena, 727 - Centro
Belo Horizonte/MG
Não aceita cartões
Fonte:
http://www.destemperados.com.br/experiencias/longa-vida-ao-cafe-nice
Fonte das Figuras:
http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/cbnsaboresbh/2012/01/10/cbn-sabores-bh-09-01-2012/
http://www.destemperados.com.br/experiencias/longa-vida-ao-cafe-nice
https://eufizisso.wordpress.com/2010/08/17/o-que-voce-faz-com-2-horas-de-almoco-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário