Uma prática que já é muito comum nos Estados Unidos e na Europa, e que começa a ganhar adeptos também no Brasil, é o coffee to go ― em tradução livre, café para viagem. Trata-se de uma modalidade de compra em que as pessoas pegam seus cafés na cafeteria e vão consumi-lo em outro ambiente, movimento bastante similar ao drive-thru de alimentos.
Com a pandemia de coronavírus, essa alternativa tem se
popularizado. Não apenas pela demanda de café de qualidade diante da
impossibilidade de frequentar cafeterias, mas também porque as próprias
cafeterias estavam buscando maneiras de manter o faturamento quando o
distanciamento social era uma atitude respeitada pela maior parte da população
no auge da crise sanitária.
Conheça franquias que crescem por conta do coffee to go
Seja como for, o coffee to go é uma prática que veio para
ficar e cada vez mais empresas aderem a esse serviço na medida em que mais
consumidores descobrem os benefícios de provar um bom café.
Justamente por esse contexto, franquias desse tipo crescem todos os dias,
espalhando o modelo pelo país. A seguir, confira as mais conhecidas:
Mais1 Café
Lançada em Curitiba e com unidades em 11 estados, a cafeteria abriu 91 lojas durante a pandemia e pretende incrementar outras 200 até o fim de 2021. As lojas são reduzidas, o que reforça a proposta de um local simplesmente para pegar o café e levar para viagem. Ou seja, é coffee to go raiz. Além de aplicativos de delivery, os pedidos diretos por apps de mensagens instantâneas são outra facilidade da rede.
Café Cultura
O coffee to go é, sem dúvidas, um dos principais atrativos do Café Cultura, franquia catarinense que já tem quase 30 lojas espalhadas pelo país. No entanto, aqui também é possível consumir no próprio local e algumas unidades são, inclusive, pet friendly. Em uma entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, um dos criadores da rede afirmou que os pedidos para viagem correspondem a 20% do caixa.
Duckbill
Como dissemos, o modelo de coffee to go é bastante estabelecido nos Estados Unidos e foi justamente observando o modelo de venda de cafés especiais em Nova York que, em 2016, foi criada a Duckbill. Além dos cafés, a rede oferece também cookies e está presente em quase todo o Brasil.
The Coffee
Outra rede curitibana que já está espalhada pelo Brasil e pelo mundo ― com duas unidades na Espanha, além de França e Portugal ―, a The Coffee aposta em um estilo minimalista inspirado em modelos japoneses de pequenas cafeterias. Os pedidos são exclusivamente atendidos no modelo coffee to go, já que não há nem mesas nas lojas.
Experiência de cafeteria em qualquer lugar
É claro que é sempre bom ter por perto cafeterias que
oferecem um serviço de qualidade e descomplicado. A popularização dessas
franquias pelo país também demonstra que as pessoas estão cada vez mais
interessadas em experiências agradáveis e práticas de consumo e de valorização
do sabor do café.
https://blog.intercoffee.com.br/coffee-to-go-conheca-as-cafeterias-delivery-que-estao-fazendo-sucesso-no-brasil/
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