terça-feira, 11 de junho de 2024

A ORIGEM DO CAFÉ NA ESPANHA

Os mercadores venezianos trouxeram o café para a Europa pela primeira vez em 1615.  Foi também nesse período que surgiram na Europa duas outras grandes bebidas quentes: o chocolate quente, trazido pelos espanhóis das Américas em 1528, e o chá, posto à venda pela primeira vez na Europa em 1610.

Nesta mesma época o Café começou a ser difundido por toda a Europa, automaticamente, também na Espanha, que a princípio, em alguns países o café era vendido principalmente por vendedores de limonada, e acreditava-se que possuía propriedades medicinais. A primeira casa de café europeia abriu em Veneza em 1683, o famoso Caffè Florian na Piazza San Marco que continua aberto e funcionando até hoje.

A maior bolsa de seguros do mundo, a Lloyd’s of London, começou a vida como casa de café. Foi aberta em 1688 por Edward Lloyd, que preparava listas dos navios segurados por seus clientes.


Tipos de Café na Espanha

Na Espanha o campeão é o café puro (que se chama café solo) e também o café com leite (café con leche), além de do café descafeinado, que tem boa saída por la.

Além desses mais tradicionais, a Espanha tem um café típico que é o carajillo, que combina café com alguma bebida destilada, normalmente cachaça ou conhaque. Sua origem remonta a época que as tropas espanholas ocuparam Cuba e os soldados costumavam misturar café com rum para criar “corajillo” (coragem) e daí saiu o nome carajillo.

Também são muito consumidos os cafés chamados de “montados“, porque costumam ter uma cobertura grande de nata e são misturados com chocolate e licores suaves como Cointreau ou Bayles.

Na Galícia, existe uma bebida típica que tem café em seus ingredientes, se chama “Queimada“. A Galícia é muito conhecida por ser uma região “mística”, onde está o caminho de Santiago e as meigas (bruxas). Portanto a “queimada” é uma bebida que se toma em rituais místicos, com os seguintes ingredientes: aguardente, açúcar, limão, laranja e café. É uma bebida extremamente forte, daquelas que descem queimando, mas é uma bebida milenar com muita tradição.


Tipos e Nomes em Espanhol

Desta forma você vai saber como pedir teu café preferido no bar, restaurante ou cafeteria.

Café Con Leche

O clássico café com leite, que ao café se acrescenta 100 ml de leite. Você pode pedir que o leite seja fría (frio), templada (morno), caliente (quente). A palavra leite em espanhol é feminina: la leche! Os espanhóis costumam pedir o café com leite para o café da manhã. É comum ver nos bares e cafeterias: café con leche + pasta ou café con leche + bocadillo.

Café Cortado

O café cortado em catalão é Café Tallat. Este tipo é feito com café espresso e um pouquinho de leite, entre 5 e 10 ml de leite. O cortado é o nosso famoso pingado, muito comum ver as pessoas tomando este café no meio da manhã ou depois do almoço.

Café Corto

Tem menos café que o espresso, significando que a bebida é curta de café, menos de 15 ml. Não leva leite e é o típico café para tomar de um só gole.

Café Largo

É um espresso longo, do italiano Lungo, sem leite.

Café Solo

Nada mais é do que o café espresso. Um café purinho, sem leite! Os espanhóis tomam este café depois do almoço, no meio da jornada de trabalho ou mesmo acompanhando o cigarro.

Café Americano

Um café com muita água e pouco café. Este tipo de café foi inventado na Itália, durante a II Guerra Mundial. Foi uma tentativa dos baristas italianos de aproximar o café italiano do gosto dos soldados norte-americanos.

Café con Hielo

Café com gelo. Isto mesmo! Você pede um espresso ou um cortado e junto um copo de gelo. Coloca o café no copo de gelo e deixa ele ali um tempinho, para gelar. Quando estiver geladinho, um pouco mais aguado, é só tomar. Parece estranho, mas é bem consumido no alto verão nas cidades mais quentes do país.

Café Carajillo

Este café, podemos dizer, que um autêntico café espanhol. Sua origem está em Cuba quando esta era colônia espanhola. Diz a lenda que os soldados tomavam café com rum para tomar coragem. Carajillo é o diminutivo de coragem. É um café espresso com um pouquinho de Brandy, Rum ou outra bebida alcóolica. Os espanhóis costumam tomá-lo depois do almoço e é super comum entre os homens mais velhos.

Café Bombón

O famoso leite condensado se junta com o café! Em baixo se coloca o leite condensado e por cima o café.

Café Vienés

Neste café o leite é substituído pela nata. A nata batida vai em cima de um café espresso normal ou dublo.


História e Cafeterias

No século XVI, através dos Bourbons, o café é introduzido na Espanha, na época que governaram França e Navarro (Espanha). Por sua vez, a produção de café no país, é quase nula a não ser pelo Valle de Agaete nas Canarias.

Falando sobre consumo, em Madri por exemplo, os primeiros locais que tinham a bebida para a população eram apenas em restaurantes que ofereciam o cafezinho, já em 1764 abre-se a primeira cafeteria em Madri. La Fonda de San Sebastián, situada em uma rua central da cidade. A partir deste momento foram muitos os estabelecimentos específicos que apareceram em cidades como Madri e Barcelona.

Cádiz, cidade de ideias liberais, foi nesta época a capital espanhola do café. Em 1802 havia 23 estabelecimentos que eram por sua vez centros de reunião e debate político, assim como em diversas outras cidades mundiais que tinham nas cafeterias esse local de encontro de pensadores, artistas, políticos, banqueiros, entre outros nomes da história.

Ainda que o consumo de café na Espanha seja considerado médio em relação ao mundo, hoje é líder em bares e cafeterias. A Espanha é o país com mais densidade de estabelecimentos (1 a cada 175 habitantes), com total maior que dos Estados Unidos, por exemplo.


Madrid
Tradicionais

Café Gijón
Paseo de Recoletos, 21

Café Comercial
Glorieta de Bilbao, 7

Café El Espejo
Paseo de Recoletos, 31

Modernos

Bendita Locura Coffee & Dreams
Príncipe de Vergara, 73

Cafelito
Sombrerete, 20

Pum Pum Café
Tribulete, 6

Barcelona

Padaria Santa Clara
Travessera de Grácia, 210

El Fornet
Mais de 30 endereços por Barcelona

Café Del Sol
Praça do Sol, no bairro de Grácia

365 Café
Carrer de Córsega, 354 (e mais 6 endereços)

Rodilla Café
Carrer de Córsega, 349

Café Adonis
Carrer de Bailèn, 188

Cadiz

Le Poeme
Calle Alcala Galiano 3

La Vaca Atada
Calle Nueva 1D

Cafe de Levante
Calle de Rosario 35

Brim
Calle de Rosario 35

La Clandestina
Calle Jose del Toro 23

Panaria
Calle Ancha 23


Texto extraído de: https://planetscafe.com/a-origem-do-cafe-na-espanha/
Fonte Imagem: https://planetscafe.com/a-origem-do-cafe-na-espanha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário