As cápsulas de
café são, de longe, um dos produtos de café mais populares disponíveis. De
acordo com a Straits Research, o mercado global de sachês e cápsulas de café deve
movimentar cerca de US$ 50 bilhões até o final da década.
Desde o lançamento
da Nespresso no mercado europeu no final dos anos 80, o consumo de cápsulas
continua a crescer. De acordo com uma pesquisa da Statista, as máquinas de preparo monodose foram o segundo sistema
de preparo de café mais popular nos lares dos EUA em 2020.
Com o crescimento
do consumo, o mercado de cápsulas também se diversificou, trazendo novos
produtos. Sendo assim, é importante entender as diferenças entre esses
produtos, bem como sua popularidade em diferentes mercados.
Para entender mais
sobre como os torrefadores podem capitalizar diferentes tipos de cápsulas de
café, conversei com dois especialistas do setor na AFPAK,
uma empresa de soluções de enchimento e embalagem de cápsulas. Continue a ler
para saber mais.
UMA BREVE HISTÓRIA
Hoje, existem
muitos tipos de cápsulas de café e sachês disponíveis no mercado. No entanto,
nem sempre foi assim.
A invenção das cápsulas de café remonta à visita do
engenheiro da Nestlé, Eric Favre, ao popular bar de café
espresso italiano Caffè Sant’Eustachio em 1975. Ao ver como os baristas puxavam
as alavancas das máquinas para extrair o espresso, ele procurou criar uma
versão simplificada que imitasse a dinâmica delas.
Nos dez anos
seguintes, Favre desenvolveu uma máquina que usava ar pressurizado e água para
extrair café. Isso resultou em uma bebida ao estilo espresso, com uma camada
mais consistente de creme.
Em 1986, a Nestlé
registrou uma marca e patenteou a máquina, fazendo nascer assim marca
Nespresso. A empresa inicialmente tinha como alvo escritórios e locais de
trabalho, mas descobriu que havia pouco interesse dos compradores.
No entanto, em
1988, Jean-Paul Gaillard se juntou à empresa e rebatizou a Nespresso como uma
linha de produtos de “luxo”. Como parte disso, o preço de cada cápsula aumentou
50%, e após a compra os clientes se juntariam automaticamente ao “Club
Nespresso”.
Essa estratégia de
marketing fez com que os consumidores da Nespresso se sentissem parte do
universo da marca e auxiliou no processo de expansão. Ao longo da década de
1990, as vendas de café Nespresso começaram a aumentar, mas principalmente no
mercado europeu. Foi então que as marcas concorrentes começaram a surgir. Desde
então, o mercado cresceu. Hoje, estima-se que existam mais de 400 marcas de
cápsulas de café e sachês disponíveis no mercado.
POR QUE AS CÁPSULAS DE CAFÉ SÃO TÃO POPULARES?
Jeffree Yang é o
CEO da AFPAK.
Ele explica que existem cinco fatores que impulsionam o crescimento do mercado
de cápsulas de café: conveniência, facilidade de uso, acessibilidade,
diversidade de produtos e, mais recentemente, um foco crescente na
sustentabilidade.
Ele acrescenta
que preservar o frescor do café em
cápsulas e sachês também é outro fator. “As cápsulas herméticas e seladas
garantem que os sabores e aromas do café não se degradem com o tempo”, ele
diz.
Com o crescente
foco na preservação do frescor, tanto quanto possível, também houve um aumento na variedade de cápsulas de café especial no
mercado. Isso significa que os consumidores de cápsulas podem desfrutar de mais
opções de café de alta qualidade. “Agora, mais do que nunca, há uma grande
variedade de cápsulas diferentes para escolher, o que significa que os
torrefadores podem atender a diferentes preferências de sabor”, explica
Jeffree.
A busca cada vez intensa por
sustentabilidade
A
sustentabilidade, por sua vez, tem sido um tópico de discussão que vem
recebendo cada vez mais destaque. Acredita-se que cerca de 39.000 cápsulas são fabricadas a cada minuto em
todo o mundo, o que gera preocupações acerca dos resíduos de sua
fabricação e consumo.
De acordo com
Allen Cao, o designer de máquinas da AFPAK, as cápsulas de café podem ser
feitas de forma mais sustentável. “Fabricantes estão usando materiais
recicláveis, como o alumínio, bem como materiais biodegradáveis e
compostáveis”, diz.
Quais são as cápsulas de café
mais populares?
De todas as marcas
de cápsulas de café disponíveis no mercado, a Nespresso continua sendo a mais
popular. Estima-se que cerca de 400 cápsulas de Nespresso sejam consumidas a cada segundo
em todo o mundo.
“Desde a sua
invenção na década de 1980, vários tipos diferentes de cápsulas Nespresso
surgiram, incluindo aquelas que apresentam diferentes origens de café e estilos
de bebidas”, diz Allen.
É importante notar
que a Nespresso continua muito popular na Europa. No entanto, em outros
mercados internacionais, existem várias outras marcas disputando a atenção.
Para combater
isso, Allen diz que a Nespresso desenvolveu suas cápsulas Vertuo
especificamente para o mercado norte-americano, pois produzem bebidas com dose
mais longa do que as outras cápsulas da marca.
No entanto,
Jeffree diz que a Keurig também é popular nos Estados Unidos. De acordo com a
Statista, as vendas dos sachês Keurig Green Mountain totalizaram
mais de US$ 1,2 bilhão em 2022.
Jeffree e Allen
explicam que, assim como a Nespresso, existem várias marcas importantes de
cápsulas de café no mercado europeu.
A marca italiana
Lavazza é conhecida por seus produtos torrados e moídos, mas também vende
cápsulas de café. “Essa marca tem uma influência única na cultura do café
italiano”, diz Jeffree.
Caffitaly é outra
grande marca, particularmente na Alemanha. Allen me diz que seus sistemas de
fabricação de cápsulas foram desenvolvidos pelo fabricante italiano de máquinas
de café Gaggia, com o objetivo de ser o mais fiel possível ao espresso italiano
tradicional.
O IMPACTO DO DESIGN NA EXTRAÇÃO DAS CÁPSULAS DE CAFÉ
Em toda a ampla
variedade de cápsulas no mercado, há uma quantidade significativa de variação
em termos de tamanho e design. Algumas marcas têm mais café por cápsula do que
outras, por exemplo.
Tanto Allen quanto
Jeffree concordam que o design da cápsula tem um impacto significativo na
extração e no sabor do café.
“Em anos
anteriores, a tecnologia de cápsulas de baixa qualidade levou a uma série de
problemas, como vazamentos, sabores inconsistentes, extração deficiente e
aumento de resíduos”, diz Jeffree.
No entanto, à
medida que a tecnologia avançou, o design das cápsulas mudou e melhorou nos
últimos anos. “Isso resultou em mais inovação e desenvolvimento, não apenas
para melhorar o processo de preparo, mas também para manter a qualidade e o
sabor do café”, explica Allen.
Jeffree explica
mais sobre o design da cápsula de Caffitaly. “Eles incluem duas contrapressões
de microfiltro nas partes superior e inferior de cada cápsula. Quando a alta
pressão da bomba na máquina entra na cápsula, o café é extraído através do
filtro superior primeiro, para que a pressão seja distribuída de forma mais
uniforme”.
“Uma vez que o
café se extrai através do segundo microfiltro, a pressão se inverte, o que
resulta em um sabor mais intenso, além de produzir mais crema”, acrescenta.
Além de Caffitaly, Allen me conta como funciona a tecnologia de extração da
Nespresso. “Tem duas características distintas. Em primeiro lugar, o café é
extraído usando força centrífuga gerada pela rotação de alta velocidade da
cápsula. Depois, como resultado da adição de ar ao café e à água, o creme se
torna mais pronunciado.”
COMO OS DIFERENTES TIPOS DE CÁPSULA SÃO FABRICADOS?
Dado o grande
número de diferenças em termos de tamanho e aparência, é compreensível que as
empresas fabriquem cápsulas de várias maneiras diferentes.
Para torrefadores
interessados em vender cápsulas ou sachês, é importante entender essas
diferenças para que eles obtenham os melhores resultados.
“O tipo de cápsula
necessária depende de sua estrutura, da quantidade de café, da quantidade de
pressão usada pelo sistema de infusão, dos sabores do café e muito mais”,
explica Allen.
Os materiais da
cápsula são um dos fatores mais importantes a considerar, pois o material
utilizado é responsável por preservar o frescor e o sabor do café. E,
nesse sentido, Allen recomenda o uso do alumínio.
“O alumínio cria
uma barreira melhor ao oxigênio, o que pode garantir a frescura do café por um
longo período. Além disso, o alumínio é infinitamente reciclável – desde que
seja descartado corretamente”.
“O surgimento de
materiais mais sustentáveis levou a muitas novas oportunidades para cápsulas
plásticas”, explica Allen. “Devido à crescente diversidade de tecnologia de
enchimento e embalagem, mais e mais empresas de café podem preservar os sabores
únicos em seus cafés.”
Ele acrescenta
que, para torrefadores e outras empresas de café que procuram vender cápsulas,
trabalhar com fabricantes de cápsulas como a AFPAK pode
ajudar a determinar quais são as melhores opções para eles – garantindo que
eles permaneçam na marca e mantenham-se lucrativos.
O QUE TORREFADORES DEVEM CONSIDERAR AO ENTRAR NESSE MERCADO?
Jeffree diz que o
primeiro – e mais fácil – passo para criar sua própria cápsula de café é
escolher um café. “Cada café tem seu próprio perfil de sabor único, então você
primeiro precisa selecionar o tipo certo de café”, explica ele. “Isso inclui
diferentes origens, altitudes e terroir.”
O próximo passo é
escolher qual marca de cápsula é mais adequada para o seu negócio de café.
“Certas marcas de cápsulas são mais populares em diferentes mercados, sendo
crucial que você escolha a marca certa para o seu mercado-alvo”, diz Allen.
Finalmente, um dos
últimos passos é decidir como você quer encher suas cápsulas de café. Jeffree
explica que uma máquina de envase e embalagem de cápsulas de alta qualidade
precisa fazer três coisas: envase de alta precisão, vedação e lavagem com
nitrogênio.
“O enchimento de
alta precisão é necessário para minimizar o desperdício, mas também para
garantir que cada cliente receba cápsulas cheias com a quantidade certa de
café”, acrescenta.
A lavagem de
cápsulas e sachês com nitrogênio durante o processo de vedação garante que o
máximo de frescor do café seja preservado. No entanto, para fabricar, encher e
vedar as cápsulas corretamente, a maioria dos torrefadores trabalha com um
parceiro especializado em cápsulas. “A AFPAK ajudou
mais de 300 empresas de café a produzir cápsulas de café com sucesso”, explica
Allen.
O mercado de
cápsulas de café percorreu um longo caminho desde a década de 1980, e não há
dúvida de que continuará a crescer nos próximos anos.
E à medida que o
mercado continua a se desenvolver, devemos esperar ver o número de diferentes
tipos e modelos de cápsulas aumentar.
No entanto, embora
a criação de sua própria linha de cápsulas de café possa ser lucrativa, também
pode ser uma tarefa difícil para torrefadores de pequeno e médio porte. Como
tal, é importante considerar trabalhar com parceiros externos – permitindo que
você se apoie em seus conhecimentos durante todo o processo.
Fonte Imagem: https://perfectdailygrind.com/pt/2023/05/24/capsulas-de-cafe-mais-populares/
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