quinta-feira, 9 de junho de 2022

TENDÊNCIA DAS MICROCAFETERIAS CRESCE COM A FACILIDADE DE GESTÃO E BAIXO INVESTIMENTO (2020)

Algumas das principais redes de microcafeterias incentivam novos franqueados com isenção ou flexibilização das taxas cobradas.

Ao contrário do tradicional modelo de cafeterias apreciado ao redor do mundo por oferecer um espaço aconchegante onde pessoas se aglomeram por horas para todo o tipo de reuniões, as microcafeterias surgiram para atender às típicas demandas urbanas: falta de espaço, falta de tempo e a necessidade de consumir serviços ágeis, sem perder a qualidade.

 Somadas à preocupação com a procedência dos produtos e a segurança na maneira de consumi-los, elas exprimem ainda os hábitos de consumo cultivados e exercitados durante a pandemia da Covid-19. O modelo conhecido como “grab and go”, que já vinha se consolidando no Brasil nos últimos anos, acabou impulsionado e não dá sinais de que vai arrefecer tão cedo.
 
E não para por aí. Além da facilidade de operação, o investimento neste formato também se mostra sustentável pela gestão simplificada e custos reduzidos. Hilson Guerim, diretor de expansão e novos negócios da rede curitibana Mais1 Coffee explica que o modelo supre a vontade que muitos empreendedores têm de estar no setor de alimentação, mas com um conhecimento mais específico e menos complexo.
 
“No geral, negócios mais minimalistas com redução de funcionários e estruturas menores terão grande representatividade no mercado. No setor, especificamente, as microcafeterias permitem a entrega de um produto de extrema qualidade, com preço muito acessível”, afirma o diretor.
  
Além disso, ele explica que é um tipo de negócio que permite muito mais autonomia e agilidade ao cliente, ao mesmo tempo que oferece o diferencial da experiência. É algo semelhante do feito na GoCoffee, outra rede criada na capital paranaense que aposta na humanização do atendimento.
 
André Henning, sócio-proprietário da marca, conta que a ideia do “grab and go” também representa uma espécie de pausa rápida na rotina do dia a dia.
 
“Esses ‘respiros’ do trabalho e das obrigações são essenciais e acreditamos que, durante aqueles dois minutos em que o cliente espera por seu pedido, uma simples conversa com o barista pode ser mais significativa do que horas dentro de um salão, caso o atendimento não seja adequado”, diz ele.
 
A aposta no modelo ágil de atendimento e de respiro na rotina foi o mote da The Coffee, uma das primeiras redes de microcafeterias do Sul do país. A marca surgiu em Curitiba em meados de 2018 replicando o modelo muito comum no Japão, tanto que a logomarca é feita de algarismos do alfabeto kanji, com a expectativa de alcançar mais de 200 pontos em até cinco anos.



Texto extraído de: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/negocios-e-franquias/tendencia-microcafeterias-baixo-investimento/
Fonte Imagem: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/negocios-e-franquias/tendencia-microcafeterias-baixo-investimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário