Você é dono de uma cafeteria e quer
otimizar suas vendas? Este artigo foi produzido especialmente para você.
Customer Experience
Sem dúvidas, nenhuma dica
seria melhor do que essa para ocupar o primeiro lugar da nossa lista.
Customer Experience significa “experiência do cliente”. Essa estratégia busca melhorar as impressões de um cliente em relação à sua empresa durante o processo de interação. Em resumo, ela é responsável pelo impacto que sua marca gera e pela forma como ela será lembrada.
Customer Experience significa “experiência do cliente”. Essa estratégia busca melhorar as impressões de um cliente em relação à sua empresa durante o processo de interação. Em resumo, ela é responsável pelo impacto que sua marca gera e pela forma como ela será lembrada.
Em uma cafeteria, desenvolver boas práticas para melhorar a experiência dos clientes é indispensável. E vale dizer: faça seu cliente se sentir prioridade! Essa pode ser a melhor forma de mostrar porque ele deve escolher você.
Algumas boas ideias para colocar em prática são:
- Conheça seu cliente. Só assim você será capaz de entregar com excelência o que ele busca, e não apenas o que você quer oferecer;
- Mostre que se importa. Desenvolver um laço afetivo é extremamente útil para a construção da fidelidade do cliente;
- Supere sempre as expectativas. Surpreender seu cliente com produtos de excelência e um atendimento impecável é uma ótima forma de criar uma boa experiência.
Capacite sua equipe. Instituir uma cultura de excelência de atendimento e instruir sua equipe adequadamente são diferenciais para a sua cafeteria.
Marketing Sensorial
Para uma cafeteria, não é difícil alcançar todos os sentidos de formas variadas. Quer ver como?
Olfato: cafés especiais moídos e preparados na hora espalham aromas deliciosos pelo ambiente; esses aromas, além de resgatarem memórias afetivas, incentivam o consumo. Para não falar no cheirinho de quitutes recém saídos do forno!
Paladar: este sentido entra complementando o olfato; uma boa experiência de degustação pode conquistar definitivamente seu cliente! Sem contar que, se seu café é bom, seu cliente pode até querer levar um pacotinho pra casa. É ou não é uma coisa boa?
Visão: da sua marca à decoração da sua loja, tudo é importante. Uma boa identidade visual causa impacto e fica gravada no cliente, enquanto uma decoração arrojada desperta interesse e curiosidade. Lembre-se adequar ambos à imagem que sua cafeteria gostaria de passar; os elementos devem se complementar.
Tato: sua cafeteria é confortável? Parece bobo, mas o conforto também causa uma boa impressão no cliente. Todo mundo já foi em algum lugar em que as cadeiras eram desconfortáveis e não quis mais voltar; não deixe que a sua cafeteria seja esse lugar.
Audição: não há nada como uma agradável música de fundo enquanto você aprecia um lanche e um bom café. Construa para sua cafeteria uma playlist adequada para o seu público!
O marketing sensorial é uma arma poderosa. Use-a a seu favor!
Retenção de clientes
É muito importante trabalhar
sempre a retenção. Afinal, é mais barato manter clientes do que conquistar
novos! Entenda mais sobre a importância dessa estratégia para melhorar as
vendas da sua cafeteria no nosso artigo sobre retenção de clientes.
Numa cafeteria, criar
promoções ou cartões de fidelidade para seus clientes podem ser boas maneiras
de reter seu público.
Depois da entrada da loja, o
caixa é um lugar com presença garantida do cliente. Por isso, lá é o lugar
perfeito para que seu cliente aumente o ticket médio – ou seja, o valor que
pretende gastar com você.
Check Stand
Estima-se que 40% dos
consumidores interagem com produtos dispostos no caixa. Com certeza você já
reparou no tipo de produto que costuma compor as gôndolas de checkout na saída
de supermercados, farmácias e outros: chocolates, balas, cigarros…
Em geral, são produtos de baixo valor agregado e de giro médio/alto, altamente passíveis de compra por impulso.
Porém, se você já garantiu uma boa experiência para seu cliente e o marketing sensorial fez seu papel, experimente colocar um pacotinho de café com a marca da cafeteria!
Além de ter um valor agregado
maior que os produtos típicos no checkstand, você leva sua marca e todo o afeto
sensorial para a casa do cliente.
Venda Online
Com exceção das grandes redes
e das incorporadas por food services, cafeterias são negócios muito
locais, certo?
A venda online é uma excelente maneira de tornar a sua marca acessível para o seu público. Em especial aquele que não consegue chegar até você normalmente!
Além de se fazer presente na
casa dos seus clientes atuais, buscando fidelização, é importante expandir a
marca para outras regiões. E por que não para todo o Brasil?
A melhor forma de iniciar esse
processo é vendendo um café com a sua marca pela internet,
preferencialmente com um parceiro que cuide de toda a parte operacional e
burocrática. Assim, você se dedica exclusivamente à experiência do seu
cliente.
Texto extraído de: https://blog.ucoffee.com.br/como-melhorar-vendas-cafeteria/
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