A trajetória da STARBUCKS
COFFEE começou exatamente no dia 31 de março de 1971 na região
portuária da cidade de Seattle, localizada na costa oeste dos Estados Unidos,
com a inauguração de sua primeira loja, um pequeno espaço dentro do histórico
mercado público Pike Place aonde se vendia apenas alguns dos melhores cafés em
grãos do mundo.
A marca teve seu nome inspirado em parte pelo personagem “Starbuck” do clássico da literatura americana Moby Dick, escrito pelo autor nova-iorquino Herman Melville em 1851. Já seu logotipo continha o desenho de uma simpática sereia marrom bem mais rudimentar que a sereia verde dos tempos atuais. O nome e a simbologia mística da sereia pareciam apropriados para uma loja que importava os cafés mais finos do mundo para a população de Seattle, sempre sedenta por novas aventuras. Além é claro, evocava o romance do alto-mar e a tradição dos navegadores que primeiro comercializaram o café.
A Starbucks surfou e influenciou a chamada Segunda Onda do Café no mundo (anos 60 aos 90), quando o café especial entrou em cena e
grandes redes de cafeterias. A Starbucks entendeu que o mercado consumidor gostaria de uma experiência
diferente com o café, mais social e com cafés de maior qualidade, porém
padronizado por uma torra mais escura. Assim, as cafeterias passaram a ser um
local de encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário