O mercado de alimentação é um dos que mais cresce, e por isso empreendedores estão investindo em estabelecimentos comerciais desse setor. Devido a vários fatores, o segmento de pães é um dos mais promissores. A panificação corresponde a 10% dos produtos consumidos do mercado de alimentos no Brasil, razão pela qual esse tipo de negócio é um sonho de muitos.
O nosso país ainda possui um potencial de crescimento maior nesse mercado graças à expansão do crédito dos últimos anos. Ainda que o Brasil passe por uma crise econômica, o fato de o pão ser um alimento essencial na mesa de todos, o setor quase não foi afetado. Não é à toa que há mais de 60 mil panificadoras em todo território nacional. O segmento de panificação faz cerca de 800 mil empregos diretos e 1 milhão e meio de empregos indiretos.
Segundo programa desenvolvimento Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (PROPAN), as empresas de panificação e confeitaria do Brasil cresceram 2,7% em 2015. O faturamento atingiu a marca de R$ 84,7 bilhões. Desde 2010 houve uma desaceleramento no crescimento do setor, mas esses números demonstraram que tudo tende a mudar. A expectativa é que o setor mantenha um crescimento significativo durante anos.
As padarias são o foco dos empreendedores porque elas constituem o principal estabelecimento para as vendas pães. E a tendência é que haja um aumento na renda desse tipo de comércio, o que é atraente para empreendedores inovadores. Pensando nisso, montamos um guia para você que deseja criar uma padaria.
Leia os passos e descubra como entrar nesse negócio para lucrar muito.
Público-alvo
Antes de tudo, é fundamental conhecer o público-alvo para o qual você vai comercializar seus pães. Uma pesquisa de mercado irá demonstrar as características demográficas essenciais para montar seu negócio. Através de pesquisas na internet já é possível ter informações valiosas. Sabemos que o cliente de padaria possui, em média, 30 anos, tem o ensino médio completo e ganha cerca de 1600 reais por mês.
A maior parte do público consumidor prefere comprar pão na padaria, usando a justificativa de qualidade. Os que compram em supermercados afirmam que têm essa preferência por causa dos preços. Além disso, sabemos também 70% do público pertence às classes C e D. Você só precisa identificar os hábitos, a profissão, a média de renda atualizada e o número de pessoas que vivem por domicílio.
Localização
A pesquisa de localização é outra de extrema importância para o sucesso do negócio. Existem clientes que costumam comprar pão no seu próprio bairro. Esses o consomem duas vezes, de manhã e à tarde. Já os que compram no centro não têm hora para comprar. Estabelecimentos localizados no centro precisam ter pão fresco a toda hora.
Como você já conhece os hábitos do seu futuro consumidor, utilize as informações para definir a localização da padaria. Pense na logística: o espaço deve estar localizado no caminho que o cliente percorre quando volta do trabalho. A rua deve, então, ter um bom fluxo de carros, e a padaria precisa ter áreas de estacionamento para um número significativo de veículos.
Produto
Você precisa saber que tipo de pão irá comercializar. Afinal, não é porque seu produto é o mesmo de tantas outras padarias que você deve fazer exatamente como elas. Realize uma pesquisa para descobrir também quais as outras panificações que seu público-alvo consome. É importante focar na conveniência e na variedade de produto. Além disso, á aqueles itens que não estão ligados diretamente aos pães, mas que não devem faltar em padaria, como café, leite e refrigerante.
Ambiente e atendimento
O atendimento é o que faz o público virar fiel ou desistir imediatamente. A agilidade e a rapidez no atendimento devem ser pontos primordiais. Por isso, avalie bem na hora de contratar funcionários. A higiene deve estar em primeiro lugar, e o ambiente deve ter amplo espaço físico, tanto para a circulação da sua equipe como do público.
É ideal que a estrutura do imóvel esteja diretamente ligada ao perfil dos clientes. Invista da decoração e no design voltado ao gosto deles. Isso facilitará a aquisição de um público fiel, pois ele irá se identificar com o seu negócio.
Equipamentos
Os equipamentos que você vai adquirir variam de acordo com o porte do seu estabelecimento. Mas os essenciais, que precisam estar em padarias independentemente do tamanho, são:
Fornos
Amassadeira
Cilindro
Modeladora
Divisora de massa
Assadeira
Armários de fermentação
Balança
Mesa de preparo
Além disso, você precisará adquirir os equipamentos e itens para escritório, como computador, mesa e telefone.
Conhecer administração
A parte administrativa é tão importante quanto à técnica de preparação de pães. Não adianta criar belas receitas se o negócio não está sob uma gestão qualificada. Invista em conhecimento de administração, pois é isso que levará sua empresa adiante.
Nos dias de hoje é indispensável contar com um software de gestão empresarial. Ele unifica, em um só programa de computador, todas as ações necessárias no cotidiano do negócio. A administração se torna muito mais fácil, pois o gestor possui a disposição todas as ações essenciais para gerir negócio. Recomendamos vivamente o eGestor, que serve perfeitamente às padarias. Visite o site do software e faça seu pedido: http://www.egestor.com.br.
Conclusão
Ter um negócio próprio é o sonho de muita gente, e a padaria figura entre os estabelecimentos mais desejados. Isso porque os números demonstram o quanto esse empreendimento é lucrativo e promissor. Apesar de parecer difícil, basta seguir um roteiro simples, fazendo tudo o que é adequado ao seu público, para o negócio pode deslanchar. As pesquisas são pontos fundamentais do planejamento. Elas ajudam a descobrir o público-alvo, a localização ideal e o fornecedor. Assim você une o seu produto às demandas do mercado.
Em seguida o planejamento envolve o orçamento de equipamentos e a definição do conhecimento administrativo. Nesse quesito é importante saber o básico de gestão para colocar o negócio adiante. Como no dia a dia existem ações específicas relacionadas à administração, é importante ter um programa de computador para auxiliar o gestor. Hoje em dia os softwares de gestão ajudam a administrar o negócio. Ao utilizá-los, você economizará tempo e dinheiro, gerando muito mais lucro no final do mês.
Assista um vídeo do Sebrae sobre um case de sucesso no ramo de padaria
Fonte:
http://blog.egestor.com.br/como-montar-uma-padaria/
Fonte da Figura:
http://blog.egestor.com.br/como-montar-uma-padaria/
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