sexta-feira, 7 de outubro de 2022

SÉRIE CAFETERIAS - DO MACRO AO MICRO (PARTE 3 - FINAL): A TENDÊNCIA DAS MICRO CAFETERIAS

 


No final de 2019 já se via por aí algumas micro cafeterias com serviço de grab and go, como a The Coffee. E outras ainda antes, como a The Little Coffee Shop, em São Paulo. Essa tendência das micro cafeterias já vinha se consolidando e os tempos atuais de pandemia e isolamento social reforçaram esse modelo de negócio.


Como chegamos nessa solução?


A Starbucks

A Starbucks promoveu – ou reforçou – os espaços das cafeterias como um lugar de estar. E ficar. O conceito que espalhou a rede pelo mundo tinha a proposta de servir algo super personalizado. São milhares de opções e, não à toa, cada copo leva o nome próprio do cliente. E foi além: construiu espaços amplos para que as pessoas pudessem conviver, estudar e trabalhar.

Já nos anos 2000 esse conceito foi se modificando. Os cafés especiais reforçaram a necessidade de um serviço mais detalhado, que explicasse para o cliente a origem dos grãos, os métodos de preparo dos cafés e que difundisse novos drinques, adequando toda a experiência do cliente em uma conversa precisa com o barista.

Novos empreendedores entusiastas se lançaram nesse universo. O tamanhos das cafeterias foi diminuindo para viabilizar o negócio, mas o cardápio de cafés e métodos aumentou. Isso graças a uma equipe extremamente especializada e treinada.

Na medida em que o consumidor se modifica, os negócios se adaptam. Quando um público já formado e apreciador de cafés especiais não precisou mais do precioso discurso dos baristas, ele passou a desejar um café bem tirado e ao seu gosto.


As micro cafeterias

Isso significou que as cafeterias continuaram precisando de uma mão de obra super especializada, mas abriu precedentes para que todo o ritual de tomar café na cafeteria pudesse ser simplificado para esse público já cativo.

E, acredito, daí veio a tendência das micro-cafeterias.

Em anos de pandemia como o que estamos vivendo, o modelo veio muito a calhar e por isso tem se espalhado. Além de atender aos consumidores de cafés com rapidez e qualidade correspondente ao prometido, mantém estruturas enxutas, cardápios objetivos e serviço eficiente.


O que esperar?

Fica a questão do que vem pela frente. Teremos expulsado de vez os nossos clientes dos salões das cafeterias em substituição ao que é bom-prático-possível? Ou depois que tudo isso acabar, poderemos enfim voltar a desfrutar dos espaços de convívio de uma cafeteria especializada?

Aguardemos.






Texto extraído de: https://www.minestrone.com.br/colunistas/espresso-com-a-barista/a-tendencia-das-micro-cafeterias/#:~:text=Em%20anos%20de%20pandemia%20como,card%C3%A1pios%20objetivos%20e%20servi%C3%A7o%20eficiente.
Fonte Imagem:  https://cafeinacao.com.br/microcafeterias-a-tendencia-que-se-consolidou/

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