domingo, 19 de setembro de 2021

ESPAÇO PAULA E BEBETO: O ENCONTRO DO CAFÉ COM CANELA

 

Contida dentro do pau de canela despretensioso está uma especiaria amadeirada e quente, apenas à espera para ser libertada nos sentidos. A canela não só é famosa por ser aromática e intensa, como é também uma das especiarias mais antigas do mundo, registada pela primeira vez no antigo Egito. Disponível tanto em pó como em pau, esta especiaria traz um toque quente a pratos doces e salgados.

De origem sustentável, proveniente da região central de Sumatra, na Indonésia, pode demorar até 20 anos a desenvolver os óleos altamente voláteis que conferem à nossa canela um sabor quente, doce e ligeiramente picante. A casca é especialmente recolhida do fundo da árvore, onde o sabor é mais intenso e depois cortada, limpa e envelhecida no local antes de ser cuidadosamente embalada.

Os paus de canela inteiros têm apenas um suave aroma quando são recolhidos pela primeira vez, mas depois de partidos ou molhados, exalam o seu aroma mais intenso e inconfundível. Um sabor doce e amadeirado, a canela tem uma suave nota cítrica, e o seu sabor picante é muitas vezes comparado ao poderoso cravo-da-índia. Além da textura, não há diferença de sabor entre a canela moída e o pau de canela, o que difere é a forma como é usada. Os paus são usados da mesma forma que as folhas de louro, e não devem ser comidos. O pó, por outro lado, é usado em misturas.



O primeiro registo de uso de canela foi no antigo Egito, mas também é mencionada no Antigo Testamento como um ingrediente do óleo de unção sagrado. Tem sido utilizada em todo o mundo como um alimento e como um perfume, e o seu aroma revelou-se particularmente popular entre os romanos. Contudo, na Idade Média a oferta não conseguiu acompanhar a procura e o seu valor subiu para níveis elevados. Para alimentar as massas, os exploradores europeus partiram para o Novo Mundo para encontrar canela, mas só quando os comerciantes portugueses chegaram a Sri Lanka, no início do século XVI, foi encontrada uma fonte grande o suficiente.



Texto extraído de: https://www.margao.pt/historias-de-sabor/origem/canela
Fonte Figuras:
https://www.bonsfluidos.com.br/amp/bonsfluidos/amp/dieta-em-dia-coloque-uma-pitada-de-canela-no-cafe-para-acelerar-sua-queima-calorica.phtml
https://www.margao.pt/historias-de-sabor/origem/canela

Nenhum comentário:

Postar um comentário